Tuesday, August 23, 2022

Portuguese August 25, 2022

 

Onda de Oração Sabeel

25 de agosto de 2022

 

Na próxima semana, a Kumi Now irá considerar o tópico da arte como resistência. O Documento Kairós Palestina afirma: “Dizemos que a nossa opção como cristãos diante da ocupação israelense é a de resistir. A resistência é um direito e um dever do cristão. Mas é uma resistência que tem o amor como lógica. É, portanto, uma resistência criativa, pois deve encontrar maneiras humanas que engajam a humanidade do inimigo.”

 

    Senhor, demos graças pela coragem e determinação firme de artistas palestinos, que usam seus dons para retratar a luta enfrentada pela sobrevivência sob a ocupação israelense, mesmo correndo um grande risco pessoal. Senhor, em sua misericórdia…

 

Forças israelenses atiraram e mataram Waseem Khalifa, jovem de 18 anos de idade e morador de Balata, acampamento de refugiados na região de Nablus, quinta-feira 18 de agosto. As forças cercaram o acampamento logo depois da meia-noite para garantir a entrada de assentados no local da Tumba de José. Mais de trinta palestinos ficaram feridos, três em estado crítico.

 

    Senhor, oremos pela família de Waseem enquanto seus familiares velam sua morte prematura e oremos pelos palestinos que ficaram feridos na ação policial. É profundamente chocante saber do grande número de palestinos atingidos, mutilados e mortos por soldados israelenses com aparente imunidade. Senhor, em sua misericórdia …

 

No mesmo dia da ação policial em Nabus, forças israelenses cercaram sete organizações não governamentais na Cisjordânia ocupada. As forças saquearam os escritórios, confiscaram computadores e equipamentos antes de os trancar com cadeados. As autoridades israelenses designaram estas organizações como militantes, sem produzirem evidências para essa classificação.

 

    Senhor, voltamo-nos a ti enquanto vemos ainda mais tentativas, de parte das autoridades israelenses, de sufocar a voz da justiça e da verdade na Terra Santa. Oremos para que a ONU e outras organizações internacionais continuem a desafiar o governo israelense nesta proibição infundada das organizações palestinas pelos direitos humanos. Senhor, em sua misericordia…

 

O primeiro Festival de Teatro Feminista Palestino foi realizado no Acampamento de Refugiados de Jenin recentemente. O Acampamento de Jenin está sob constante invasão militar, com meninos e homens sendo regularmente mortos ou presos. Famílias que já sofrem com a pobreza decorrente dos altos níveis de desemprego são postas sub mais pressão, com o fardo recaindo sobre as mulheres para darem conta das necessidades. No dia de abertura do festival, forças israelenses atacaram o acampamento e atiraram, matando Dirar al Kafrayni, de apenas 17 anos. O festival foi então adiado em respeito à família enlutada.

 

    Senhor, oremos pela família de Dirar, que lamenta a perda deste jovem. Oremos também pelas mulheres palestinas forçadas a viver em acampamentos de refugiados enquanto tentam manter suas famílias em condições tão severas. Senhor, em sua misericórdia…

 

Na próxima semana, as aulas retornam na Palestina. Seis escolas privadas na região leste de Jerusalém foram postas sob ameaça de perder suas licenças de funcionamento por parte do ministro da Educação israelense. O pretexto dado é que o currículo palestino é crítico do governo israelense. Elas receberam um ano para substituir o currículo palestino pelo currículo israelense, ou irão perder, de forma permanente, suas licenças.

 

    Senhor, oremos para que os alunos palestinos da região leste de Jerusalém ainda possam estudar o currículo palestino acordado. Oremos pelo fim da política do governo israelense de forçar escolas palestinas a abandonar seus currículos e unicamente ensinar o currículo israelense. Senhor, em sua misericordia…

 

Khalil Awawdeh está há 165 dias em greve de fome como forma de protesto contra a sua detenção administrativa. O tribunal militar israelense rejeitou um recurso recente para a sua soltura com base em sua saúde precária. Seu advogado irá agora levar o recurso à Suprema Corte, em Jerusalém.

 

    Senhor, clamamos a ti enquanto vemos o sofrimento de Khalil, que passa fome beirando à morte para que seja solto. Oremos pelo fim da política de detenção administrativa que nega o devido processo a centenas de prisioneiros palestinos. Senhor, em sua misericórdia…

 

    Unimo-nos ao Conselho Mundial de Igrejas em suas preces pela Libéria e Serra Leoa. Senhor, em sua misericordia…

 

No comments:

Post a Comment