Wednesday, May 8, 2019

Portuguese May 9-2019


Onda de Orações Sabeel
9 de Maio de 2019

Após a Grande Marcha de Retorno e os Protestos de Cerco, durante os quais três moradores de Gaza foram mortos, a situação em Gaza novamente parece desesperadora: ataques aéreos israelenses em retaliação a centenas de foguetes disparados pela milícia de Gaza em direção a Israel, resultando na morte de quatro israelenses e cerca de 23 palestinos, com muitos mais feridos. Esses bombardeios punem cruelmente as pessoas pacíficas de Gaza, cujo desejo é viver com dignidade e liberdade. Um cessar-fogo negociado pelo Egito entrou em vigor no início desta semana, mas qualquer ruptura nas hostilidades é muito frágil.

·         Deus da paz, nossas orações por um verdadeiro e duradouro cessar-fogo e a proteção dos civis são intermináveis. Da falta de água, eletricidade e suprimentos médicos até o surgimento de doenças, o desastre humanitário causado pelo bloqueio israelense em Gaza da terra e do mar não tem fim imediato. Senhor, consolai o teu povo em Gaza; esteja com eles nos abrigos, em seus bairros quebrados, nos hospitais superlotados e nas filas enquanto esperam pela água. Senhor, na sua misericórdia, ouça nossa preçe.

A iniciativa Kumi Now desta semana enfoca o trabalho da Universidade Al-Quds, em Jerusalém. A universidade ajuda seus estudantes a enfrentarem o preconceito e os desafios que enfrentam sob a ocupação dos Territórios Palestinos por Israel. O povo palestino é composto de cristãos, samaritanos, ao lado da maioria dos muçulmanos. A mídia ocidental frequentemente retrata todos os palestinos como terroristas muçulmanos, e isso enfraquece o apoio global à sua luta por justiça.

·         Senhor, agradecemos o trabalho da Universidade Al Quds e como eles estão tentando ajudar jovens palestinos a entender o preconceito que enfrentam. Oramos pelos alunos para que possam enfrentar o desafio de superar obstáculos e manter sua esperança no futuro. Senhor, na sua misericórdia, ouça nossa preçe.

O Ramadã começa esta semana para milhões de muçulmanos em todo o mundo. Eles jejuarão desde o amanhecer até o anoitecer e depois quebrarão o jejum com a oração e uma refeição iftar quando o sol se pôr.

·         Senhor de tudo, lembramos de nossos irmãos e irmãs muçulmanos quando eles começam a observar este mês sagrado do Ramadã. Oramos para que este tempo de jejum os aproxime de você, uns aos outros e a todos os seus filhos. Senhor, na sua misericórdia, ouça nossa preçe.



Um cidadão norte-americano, Omar Shakir, o diretor da Human Rights Watch em Israel e Palestina, recebeu uma semana de atraso em sua deportação de Israel na terça-feira, 30 de abril. A razão dada para sua deportação foi que ele estava apoiando o boicote de Israel durante seu tempo de vida no país. O tribunal distrital citou o apoio de Shakir no Twitter para a decisão do Airbnb de remover postagens de assentamentos israelenses na Cisjordânia (que, desde então, foi revogada).

·         Senhor, oramos por aqueles que têm a coragem de falar sobre os abusos cometidos nos assentamentos israelenses ilegais. Continuamos a rezar para que o governo israelense valorize a lei internacional e o direito à liberdade de expressão e não use seu sistema de justiça para sufocá-los. Senhor, na sua misericórdia, ouça nossa preçe.

A morte do Dr. Subhi Ghosheh foi anunciada nessa ultima semana. Ele trabalhou como médico em Jerusalém de 1953-71. Ele tinha um coração para as pessoas pobres que ele tratava, muitas vezes renunciando a receber ou pagando por medicamentos para aqueles que não tinham dinheiro. Ele também foi reconhecido como um especialista na história de Jerusalém e escreveu sobre a cultura palestina quando foi exilado para viver no Kuwait e Amã a partir de 1971.

·         Senhor, nós damos graças pela vida do Dr. Ghosheh. Nós te agradecemos especialmente por seu coração compassivo enquanto ele trabalhava entre o povo de Jerusalém. Nós apreciamos o seu amor pela sua terra natal, a Palestina, embora ele, como tantos outros palestinos, tenha sido forçado a viver no exílio por mais da metade de sua vida. Senhor, na sua misericórdia, ouça nossa preçe.

Colonos israelenses cortaram pelo menos 150 oliveiras, que cresciam em terras agrícolas palestinas na vila de Burqa, a leste de Ramallah na quarta-feira, 1 de maio. Foi relatado que a ocupação de soldados israelenses forneceu proteção para os colonos. Um dos proprietários palestinos da terra também relatou que os colonos israelenses tentaram agredi-lo dois dias antes enquanto ele trabalhava em sua terra.

  •          Senhor, oramos pelos agricultores palestinos que moram perto dos assentamentos israelenses ilegais e que sofrem assédio e vandalismo quase diariamente. Essa violência parece ser uma política deliberada para forçar os palestinos a abandonar suas terras. Oramos para que essa intimidação sancionada pelo Estado acabe. Senhor, na sua misericórdia, ouça nossa preçe.



·         Nos unimos ao Conselho Mundial de Igrejas em suas orações pelos países da Índia, Paquistão e Sri Lanka. Senhor, em sua misericordia ... ouça nossa oração.


No comments:

Post a Comment